Todo mundo sente dor de vez em quando. Quando você corta o dedo ou leva uma pancada no esporte, a dor é a maneira do seu corpo de lhe dizer que algo está errado. Uma vez que a ferida cura, deve parar de doer.
A dor crônica é diferente. Seu corpo continua doendo semanas, meses ou mesmo anos após a lesão.
A dor crônica pode ter efeitos reais sobre sua vida cotidiana e sua saúde mental. Mas você e seu médico podem trabalhar juntos para tratá-lo.
O que faz você sentir dor crônica? O sentimento de dor vem de uma série de mensagens que caminham no seu sistema nervoso. A lesão acende sensores de dor naquela área. Eles enviam uma mensagem sob a forma de um sinal elétrico, que viaja de nervo para nervo até atingir seu cérebro. Seu cérebro processa o sinal e envia a mensagem que você machucou. Normalmente, o sinal para quando a causa da dor é resolvida - seu corpo reparou a lesão.
Mas na dor crônica, os sinais nervosos continuam disparando mesmo depois de curar. Quais condições causam dor crônica? Às vezes, a dor crônica pode começar sem qualquer causa óbvia.
Mas para muitas pessoas, ele começa após uma lesão ou por uma condição de saúde. Algumas das principais causas incluem: lombalgia crônica, fibromialgia, local onde foi feita uma cirurgia, enxaqueca, lesões em nervos.
Uma das formas de identificar a cronificação é a alteração no padrão dessa dor.
Ela normalmente vem acompanhada de outras condições: sono perturbado, alterações de humor e de apetite. O que traz importantes reflexos na vida pessoal: trabalho, relações familiares, etc.
É como se o seu cérebro sofresse um curto-circuito nas diversas áreas de funcionamento.
Isso cria um ciclo, exemplo: ao se magoar é mais provável que você se sinta deprimido e sua dor piore, ao piorar a dor, você dormirá mal e no outro dia a fadiga muscular causará mais dor.
Existem diversas medicações e modalidades de tratamento que podem a ajudá-lo a quebrar esse ciclo e melhorar a sua qualidade de vida.
Embora seja uma condição de atendimento multidisciplinar, caberá ao seu médico saber orientá-lo quanto ao momento certo de mudar terapias ou medicações e uma
Veja também
LESÕES MUSCULARES14/Jan/201814/01/18há 3 anos Domingo, 14 de Janeiro de 201814/01/2018O incentivo a um estilo de vida mais ativo é algo que sabidamente diminui riscos de diversas doenças comuns a fase adulta e terceira idade, tais como doenças cardiovasculares, hipertensão, etc. Podendo ocorrer tanto nas extremidades quanto no próprio tronco, como na região lombar, há diversos fatores relacionados a sua ocorrência: idade, nível de......
LESÕES POR USO EXCESSIVO NO CICLISMO19/Set/201719/09/17há 3 anos Terça-feira, 19 de Setembro de 201719/09/2017Nos últimos anos, o ciclismo deixou de ser um esporte de elite europeu e está ganhando cada vez mais popularidade a nível mundial. Existe um crescente impulso quanto a isso pelos inerentes benefícios a saúde de quem......
ENTENDENDO A DOR CIÁTICA21/Set/201721/09/17há 3 anos Quinta-feira, 21 de Setembro de 201721/09/2017A “ciática” não é uma doença, mas sim um sintoma. Sendo o maior nervo do corpo humano, ele pode ser afetado em diversos locais, seja por um processo inflamatório, como ocorre em uma hérnia discal que......