Postado em 12 de Novembro de 2017 às 22h38

DOENÇA FACETÁRIA CERVICAL

  • Dr. Márcio Telesca – Especialista em Cirurgia de Coluna -

Também conhecida como síndrome facetária, pode ocorrer em qualquer dos segmentos da coluna. Abordaremos especificamente a coluna cervical.
As articulações facetárias compreendem a região posterior onde 2 vértebras se unem, neste local ocorrem movimentos de flexão e extensão e o bloqueio do movimento de rotação.
Das dores da região cervical originadas na coluna a dor facetária é a mais comum, deve ser lembrado que a musculatura e outras estruturas também podem ser a fonte da dor e devem ser pesquisadas através do exame físico adequadamente realizado.
Tanto a hipermobilidade causada por um trauma como a hipomobilidade pela própria artrose da coluna, podem estar relacionadas ao surgimento da dor.
Como identificar se é esta a origem?
Embora os exames de imagem possam auxiliar no diagnóstico diferencial, o exame físico bem realizado é a base do diagnóstico para este tipo de situação, pois nos exames de imagem outras alterações presentes podem confundir tanto o médico menos experiente no assunto como o próprio paciente.

  • Dr. Márcio Telesca – Especialista em Cirurgia de Coluna -

O tratamento clínico, consistindo de medicamentos, tratamento fisioterapêutico bem realizado e uso de órteses na agudização e por curtos períodos de tempo, evitando desta forma tornar a musculatura cervical ainda mais fraca normalmente é suficiente.
Quando tais medidas não se mostram eficazes, é indicado o tratamento intervencionista da dor, através de injeções intra-articulares com medicação ou em casos recidivantes a realização de denervações, que consistem no uso de agulhas especiais com eletrodos que permitem atingir somente o pequeno ramo de sensibilidade responsável pela inervação local, trazendo assim importante alívio da queixa e permitindo que o paciente permaneça períodos maiores sem dor e potencializando a eficácia das medidas conservadoras.

  • Dr. Márcio Telesca – Especialista em Cirurgia de Coluna -
  • Dr. Márcio Telesca – Especialista em Cirurgia de Coluna -

Veja também

TUMOR MALIGNO NA COLUNA12/05/19 Condição de extrema gravidade, pois indica progressão da doença, é vista em cerca de 40% dos pacientes com diagnóstico de câncer em algum outro órgão. O esqueleto é o 3º local mais comum de lesões secundárias, chamadas metástases, e de toda a estrutura óssea a coluna é o local mais acometido. Quando......
DOR LOMBAR & MUSCULAÇÃO25/01 Atividade física é sabidamente benéfico para a saúde por diversos motivos. Para as queixas relacionadas a coluna, ela é um dos pilares fundamentais para manter o bom funcionamento global, auxiliando na......
DOR CERVICAL: CEFALEIA CERVICOGÊNICA27/06/19 É o nome que damos quando a queixa de uma dor de cabeça tem a origem específica na região do pescoço. Normalmente o sintoma manifesta-se unilateralmente. Pode ser originada de várias fontes: -......

Voltar para Blog