Postado em 12 de Novembro de 2017 às 22h38

DOENÇA FACETÁRIA CERVICAL

  • Dr. Márcio Telesca – Especialista em Cirurgia de Coluna -

Também conhecida como síndrome facetária, pode ocorrer em qualquer dos segmentos da coluna. Abordaremos especificamente a coluna cervical.
As articulações facetárias compreendem a região posterior onde 2 vértebras se unem, neste local ocorrem movimentos de flexão e extensão e o bloqueio do movimento de rotação.
Das dores da região cervical originadas na coluna a dor facetária é a mais comum, deve ser lembrado que a musculatura e outras estruturas também podem ser a fonte da dor e devem ser pesquisadas através do exame físico adequadamente realizado.
Tanto a hipermobilidade causada por um trauma como a hipomobilidade pela própria artrose da coluna, podem estar relacionadas ao surgimento da dor.
Como identificar se é esta a origem?
Embora os exames de imagem possam auxiliar no diagnóstico diferencial, o exame físico bem realizado é a base do diagnóstico para este tipo de situação, pois nos exames de imagem outras alterações presentes podem confundir tanto o médico menos experiente no assunto como o próprio paciente.

  • Dr. Márcio Telesca – Especialista em Cirurgia de Coluna -

O tratamento clínico, consistindo de medicamentos, tratamento fisioterapêutico bem realizado e uso de órteses na agudização e por curtos períodos de tempo, evitando desta forma tornar a musculatura cervical ainda mais fraca normalmente é suficiente.
Quando tais medidas não se mostram eficazes, é indicado o tratamento intervencionista da dor, através de injeções intra-articulares com medicação ou em casos recidivantes a realização de denervações, que consistem no uso de agulhas especiais com eletrodos que permitem atingir somente o pequeno ramo de sensibilidade responsável pela inervação local, trazendo assim importante alívio da queixa e permitindo que o paciente permaneça períodos maiores sem dor e potencializando a eficácia das medidas conservadoras.

  • Dr. Márcio Telesca – Especialista em Cirurgia de Coluna -
  • Dr. Márcio Telesca – Especialista em Cirurgia de Coluna -

Veja também

FIBROMIALGIA05/09/17 Recentemente foi publicada pela EULAR(European League Against Rheumatism) novas diretrizes a respeito do tratamento da fibromialgia. Esta é a primeira atualização em mais de uma década, não sendo somente baseada em pareceres de especialistas, mas firmemente embasada em evidências científicas de alta qualidade. Incluiu 18 experts de 12 países europeus, que......
LESÕES POR USO EXCESSIVO NO CICLISMO19/09/17 Nos últimos anos, o ciclismo deixou de ser um esporte de elite europeu e está ganhando cada vez mais popularidade a nível mundial. Existe um crescente impulso quanto a isso pelos inerentes benefícios a saúde de quem......
HÉRNIA DE DISCO LOMBAR24/09/19 Para você ter uma melhor compreensão do problema, imagine os discos de sua coluna como amortecedores: eles distribuem a carga entre as vértebras o que permite a movimentação do nosso tronco. Estruturalmente ele é......

Voltar para Blog